OS 13 PORQUÊS LIVRO [RESENHA] + ESTREIA DA SÉRIE

Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
IBNS-139788508126651

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.





   Acho que foi a três anos a primeira vez que eu li esse livro e eu fiquei maluca por ele, investiguei a fundo sobre uma adaptação cinematográfica e acabei descobrindo que a maravilhosa da Selena Gomez quem estava correndo atrás para que a adaptação acontecesse. Sem mais notícias, o tempo passou e eu acabei me apaixonando por novos livros e esse foi ficando pra trás. Finalmente, o projeto tomou forma e acontece que a Netflix comprou os direitos e resolveu produzir uma série inspirada no livro. Dois meses atrás, Selena postou esse vídeo anunciando a data de estréia: 31 de Março !!! Sim, é hoje !!!!!!!!
   Por esse motivo, meus queridos, que resolvi reler o livro e fazer essa resenha para instigar em vocês a vontade de conhecer a história que ao meu ver serve como uma forma de notar sinais de um possível suicídio, além ser simplesmente muito boa.

   Talvez possa parecer um grande exagero por parte da Hannah, mas, sinceramente, não sei como pessoas com tendências suicidas pensam e é aí que está o negócio, ninguém sabe o que o outro pensa e muito menos como reage às nossas ações. Esse livro traz a reflexão sobre as pessoas que acabam sendo efeitos colaterais das nossas ações e como muitas vezes não pensamos nas proporções que certas atitudes podem ter.
 "Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito"
   Uma história curta mas envolvente, vamos conhecendo Hannah ao longo das fitas e ao meso tempo acompanhando Clay reconhecendo a Hannah. É extremamente doloroso assistir (no caso, ouvir) alguém desistir de sua vida e abandonando a si mesmo sem poder fazer nada, através de Clay a gente sente essa impotência e nos resta somente tentar entender o porquê, ou melhor, os treze porquês de Hannah.
"Estou escutando alguém desistir. Alguém que eu conhecia. Alguém de quem gostava.
Estou escutando. Mesmo assim, estou atrasado."
   Dito isso, acho que é válida a leitura tanto pra observar uma bola de neve de ações impensadas de terceiros que afetaram drasticamente a vida de alguém, além de tomar pra si a lição de pensar em quem podemos atingir a partir de uma ação e tentarmos sermos pessoas melhores com as com quem convivemos, ninguém merece passar pelo que a Hannah passou e ninguém está sozinho. Se você já pensou em suicídio procure alguém e explicite concretamente o que você está passando, estou aqui pra quem precisar.

   Boa leitura,

   Bruna Brumatti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro ''Eu Estou Aqui'' de Clélie Avit [RESENHA]

LIVRO "Matando Borboletas" de M. ANJELAIS [RESENHA]